domingo, 30 de novembro de 2008

Lusa e Ipatinga rebaixados! 4 ainda lutam para não cair!

O Ipatinga foi goleado pelo Grêmio e caiu. A Lusa empatou com o Sport e também caiu. Essas duas equipes que subiram no ano passado voltam para a segunda divisão. Agora restam duas vagas indesejadas para a Série B do ano que vem e quatro equipes estão na luta para não caírem. Vasco, Figueirense, Atlético-Pr e Náutico são os clubes que ainda correm riscos, sendo que os dois primeiros entram na última rodada na zona de rebaixamento. O Vasco precisa vencer o Vitória no Rio de Janeiro e torcer por derrota do Náutico, que enfrenta o Santos na Vila Belmiro, ou por derrota do Atlético-Pr que recebe o Flamengo na baixada. É isso mesmo..por incrível que parece os vascaínos tem que torcer para o Mengão e os flamenguista precisam da vitória se quiserem ir para a Libertadores. Ou seja, o Flamengo pode garantir a continuidade do Vasco na Série A em 2009. Os vascaínos também tem que secar o Figueirense, que precisa vencer seu jogo contra o Internacional em Florianópolis e também torcer por tropeços de Náutico e Atlético-Pr. Está dificil a situação do Vasco mas a vitória de hoje sobre o Coritiba em pleno Couto Pereira deu novo ânimo aos cariocas.
Nelson Junior!

Libertadores também fica para a rodada final!

São Paulo e Grêmio já estão classificados para a Libertadores do ano que vem. Restam duas vagas para 3 equipes e a disputa está acirrada. Palmeiras(3o e 65 pts), Cruzeiro(4o e 64 ptos) e Flamengo(5o e 64 ptos) chegam à última rodada sonhando em disputar a maior competição do continente em 2009. Para o Verdão e para a Raposa a missão está mais fácil. Os palmeirenses recebem um decadente Botafogo no Parque Antartica enquanto o Cruzeiro pega a já rebaixada Portuguesa no Mineirão. Para os flamenguistas a tarefa é mais complicada já que vão até Curitiba pegar o Atlético na Arena da Baixada. Os paranaenses ainda não escaparam matematicamente do rebaixamento e precisam da vitória. E olha como é o interessante o campeonato de pontos corridos. Se o Flamengo vencer o Atlético-PR na Baixada pode ajudar o arqui-rival Vasco a fugir do rebaixamento. E o Mengão tem que vencer, se quiser disputar a Libertadores 2009.
Nelson Junior!

Ficou para a úlitma rodada!

A decisão do título do Campeonato Brasileiro ficou mesmo para a última rodada! O São Paulo armou a festa no Morumbi, lotou o estádio, mas ficou apenas no empate com o Fluminense. Como o Grêmio goleou o rebaixado Ipatinga em Minas Gerais por 4 a 1, a diferença caiu para 3 pontos e os gaúchos ainda tem chances de título. O Tricolor Paulista ainda é o grande favorito para o título pois basta empatar com o Goias na próxima rodada. Seria mais complicado se os goianos fossem jogar no Serra Dourada, mas perderam o mando de campo e o jogo não será em Goiania. O Grêmio recebe o Atlético-MG no Estádio Olímpico em Porto Alegre e tem que vencer seu jogo e torcer que o São Paulo perca sua partida. Os são-paulinos estão invictos há 17 rodadas e dificilmente deixarão escapar na última rodada. Mas.. o futebol é sempre supreendente e com certeza reservará fortes emoções para o último capítulo dessa disputa apertadíssima que virou o Campeonato Brasileiro.
Nelson Junior!

Acabou a Série B

Acabou a Série B! Corinthians, Santo André, Avaí e Barueri subiram para a Série A. Marília, Criciuma, Gama e CRB caíram para a C. O Timão sempre liderou a competição, subiu com 6 rodadas de antecedência, foi campeão ainda restando 3 rodadas e fez melhor campanha da história da Segundona. O futebol paulista conseguiu, aliás, subir 3 equipes para a 1a divisão. Santo André e Barueri fizeram campanhas consistentes e sempre estiveram entre os primeiros colocados da competição. O Avaí tambem sempre figurou no G4 com uma equipe muito sólida e competitiva. Um detalhe não pode passar despercebido e serve de alerta para os que forem rebaixados em 2008 para a Série B. Apenas o Corinthians, dos 4 rebaixados em 2007, conseguiu voltar para a elite. Juventude, Paraná e América, que caíram com o Timão no ano passado, não conseguiram retornar esse ano para a Série A. Paraná e América, inclusive, correram muitos riscos de cair para a Série C. Em suma, a Série B teve um protagonista, o Corinthians, que sobrou, perdendo apenas 3 partidas, somando 85 pontos, tendo 50 gols de saldo, melhor ataque e melhor defesa. Outras equipes brigaram pelas outras 3 vagas. Na partede baixo a briga foi grande! O Paraná, após fazer péssimo 1o turno, foi ótimo no segundo e conseguiu escapar da Série C. Resta saber se o planejamento paranista será melhor para 2009. Do jeito que está ficará mais um ano na segundona. O nível da Série B tende a aumentar a cada ano, a competição ganha em projeção em importância e quem cair esse ano para a segundona terá muitas diculdades em 2009. E não se iludam que vão ter a facilidade que o Corinthians teve para subir. O Timão fez um planejamento perfeito, se reforçou durante a competição e fez parecer fácil. Usou o Paulistão como pré-temporada e entrou voando na Série B, o que facilitou bastante para administrar a liderança na sequência da competição. Que sirva de exemplo para aqueles que querem voltar a elite do Nacional!
Nelson Junior!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Inter consegue vitória heróica na Argentina!

O Inter de Porto Alegre foi até a Argentina e conseguiu ótimo resultado. O estádio do Estudiante estava lotada, mas o time gaucho parece não ter sentido a pressão e, mesmo jogando com um a menos(Ginazu foi expulso) desde os 30 minutos do 1o tempo, conseguiu abrir o placar quase no fim da primeira etapa, depois que Alex cobrou duas vezes uma penalidade sofrida por Nilmar. Na volta pro 2o tempo o Colorado soube se defender muito bem e no final tinha muito mais "perna" que o adversário, quase ampliando o placar. Assim, com 1a 0 no placar, o Inter está muito próximo de mais um título internacional, sendo que no jogo de volta basta um empate com o Estudiantes para garantir o título d Copa Sul-Americana. Com certeza o Estádio Beira-Rio estará lotado e com o time completo ficará difícil para os argentinos saírem felizes de Porto Alegre.
Nelson Junior!

domingo, 23 de novembro de 2008

São Paulo põe uma mão e meia na taça! Vasco se complica!

O São Paulo conseguiu vencer o Vasco no Rio de Janeiro e colocou uma mão e meia na taça de campeão brasileiro de 2008. O Tricolor Paulista fez 2 a 1 e abriu 5 pontos do Grêmio, 2o colocado, tendo apenas mais seis pontos em disputa. Uma vitória sobre o Fluminense na próxima rodada pode fazer o São Paulo o Hexa do Brasileirão e o primeiro time a conquistar a competição por 3 vezes seguidas. Me arrisco a dizer que dificilmente esse título foge do clube do Morumbi e os tricolores já podem preparar a festa. Já o Vasco se complicou muito e segue muito difícil a situação na luta contra o rebaixamento. Os cariocas terão vencer os dois jogos restantes e torcer contra os adversários diretos para continuar na elite do Brasileiro.
Nelson Junior!

Empate bom pro Furacão!

O Atlético-Pr empatou com o Botafogo por 2 a 2 e somou um ponto importante na luta contra o rebaixamento no Brasileirão. O Furacão chegou a estar perdendo por 2 a 1 no Engenhão mas conseguiu a igualdade no placar. Com isso, o clube paranaense chegou aos 42 pontos e deve se livrar do descenso caso vença um dos dois jogos restantes. Mesmo assim, a tarefa não será fácil para os atleticanos uma vez que encara o também desesperado Náutico na próxima rodada em Recife e depois recebe em Curitiba o Flamengo provavelmente também precisando da vitória para garantir seu lugar na Libertadores. Independente de qualquer coisa, o Atlético depende apenas dele para não cair para a Série B do Nacional!
Nelson Junior!

sábado, 22 de novembro de 2008

Lusa empata com Goiás e se complica!

A Portuguesa empatou sem gols, em casa, com o Goiás e teve suas chances de se salvar de novo rebaixamento muito reduzidas. A Lusa, que agora tem 37 pontos na penúltima colocação, teria que vencer seus 2 jogos restantes e torcer por outro resultados. A equipe paulista até teve algumas chances de gol mas nao conseguiu transformar em vantagem no placar. Uma pena para a Lusa que após 5 anos disputou novamente a 1a Divisão e está prestes a voltar à segundona. Com a possivel queda da Portuguesa, o futebol paulista terá 6 representantes no ano que vem na Série A do Brasileirão, já que 3 times de São Paulo conseguiram acesso para o Brasileiro de 2009: Corinthians, Santo André e Barueri.
Nelson Junior!

Santos goleado ainda vê possibilidade de queda. Coxa rumo a ser o sexto do Brasileirão!

O Coxa goleou o Santos por 5 a 1, no Couto Pereira, em Curitiba, com direito a 4 gols de Keirrison, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol. Com esse resultado o Santos se mantem com 43 pontos e não está matematicamente fora do risco de cair para a Série B. Já o Coritiba subiu para a sexta colocação e segue rumo a seu objetivo de ficar terminar nessa mesmo lugar na classificação ao fim da competição. O Santos liga o sinal de alerta, vai torcer amanha contra os que estão abaixo dele na competição. Na próxima rodada, o Peixe tem desafio complicado contra o Atlético-MG no Mineirão e pode chegar na última rodada pressionado por um bom resultado na Vila numa possível "decisão" contra Náutico. Acredito que o Santos se livre do rebaixamento, mas é sempre bom ficar esperto e não vacilar nas duas ultimas rodadas, até porque uma goleada dessa pode desestabilizar o time nos jogos decisivos.
Nelson Junior!

Barueri garante última vaga e três paulistas sobem! Briga agora é só pra não cair!

A vitória do Barueri sobre o América de Natal por 3 a 0 garantiu à equipe paulista a última vaga para a Série A de 2009. Corinthians, Avaí e Santo André já tinham conquistado seus lugares na elite e só havia uma vaga em disputa. Faltando apenas um rodada, o time da Grande São Paulo abriu 6 pontos de vantagem para o quinto colocado Bragantino e não pode mais ser alcançado. Com isso, o futebol paulista terá mais 3 representantes na Serie A em 2009. Assim, a próxima rodada da Série B valerá apenas para definir qual equipe cairá para a Série C do ano que vem. Gama e CRB já desceram. Criciuma e Marilia completam a zona de rebaixamento e lutam com América e Fortaleza para se manterem na Série B. O América poderia se preocupar um pouco mais, pois pega o líder e invicto no segundo turno Corinthians. Digo poderia porque o Timão levará um time com jogadores que praticamente não atuaram no ano, mais que reservas, para a disputa, uma vez que já deu férias para 16 jogadores que mais atuaram na temporada. Ou seja, bom para o time potiguar que agora tem grandes chances de vencer e só depende dele. Pior para Criciuma e Marília que estão na zona rebaixamento, já que o Fortaleza, 16o colocado, enfrenta o Brasiliense em casa depedendo só de si. Acredito que a grande chance desses que estão abaixo na classificação seria mesmo jogo entre América e Corinthians, mas a decisão corintiana de liberar os jogadores pode prejudicar a luta para não cair de outros time. Claro que os clubes não estão nesse situação por culpa do Corinthians, mas será certo tomar essa atitude só pensando em si? Não sei...
Nelson Junior!

Corinthias se despede da torcida com vitória e jogo tumultuado!

O Corinthians venceu por 3 a 2 o penultimo jogo na Série B e seu último diante de sua torcida no Pacaembu. Mas o que era pra ser um amistoso de luxo, já que o título do Timão e a classificação das duas equipes para a Série A já estavam decididos, virou uma briga generalizada, lances ríspidos e muita violência desnecessária. Uma festa era esperada, mas o que se viu foi estava mais pra um ring de luta do que um campo de futebol. No fim da conta o Corinthians venceu mais uma na Série B, usou a camisa com os rostos dos torcedores, levantou a taça e comemorou o título perto da torcida. Agora o clube de Parque São Jorge dá férias para os titulares e mais 5 jogadores que mais atuaram em 2008 para antecipar a reapresentação dos atletas para o dia 26 de dezembro e ja começar os trabalhos visando o Campeonato Paulista e a copa do Brasil. Na última rodada o Corinthians vai até Natal e enfrenta o América. O time corintiano vai estar bem desfigurado e só cumpre tabela.
Nelson Junior!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Brasil x Portugal: os gajos vieram só passear!

O que dizer dos 6 a 2 do Brasil diante da seleção portuguesa em Brasília? A Seleção Brasileira foi um time com vontade, até para apagar os resultados negativos dentro de casa pelas eliminatórias sul-americanas, contra portugueses desanimados, desmotivados, que pareciam que vieram passear no nosso país tropical. Não podemos desmerecer a vitória canarinho, que foi indiscutível e até acredito que a seleção de Portugal não queria ser goleada dessa forma, mas a liberdade dada aos jogadores brasileiros foi uma grandeza. Se o espírito da partida era de amistoso, os portugueses levaram ao pé da letra. Fora alguns lances mais ríspidos, Portugal deixou o Brasil desfilar e quem faz isso, mesmo contra uma Seleção Brasileira que está se encontrando ainda, é pedir pra ser goleado. E não deu outra, 6 a 2 fora o baile. Destaque positivo para Luis Fabiano, com 3 gols, e cada vez mais forte como dono da camisa 9. Destaque negativo para Cristiano Ronaldo. O "melhor do mundo" esteve longe de ser o brilhante jogador do Manchester. Espero que essa motivação continue na Seleção Brasileira para que as dificuldades, principalmente dentro de casa, acabem nas Eliminatórias.
Nelson Junior!

Homenagem a Henri Jr.

Ontem faleceu Henri Jr, um cara que só tenho coisas boas para falar. Conheci o Junior quando trabalhamos juntos na primeira redação do então jornal Hoje Maringá. Eu editando o caderno de esportes e o Junior me acompanhando nos jogos do Grêmio Maringá, nos treinos e no dia-a-dia. Como profissional era uma pessoa que não se dava por satisfeita enquanto não conseguisse o click ideal, aquele diferenciado, aquele do detalhe que ninguém percebeu. Tinha prazer no que fazia. E como amigo, tinha um coração maior que ele, prestativo e "pau pra toda obra". Quem teve o prazer de conhece-lo sabe do que estou falando. Infelizmente, as vezes, Deus leva alguns dos nosso melhores homens porque tem uma missão mais importante para eles ao lado Dele. Enquanto isso, por aqui, Henri Jr está eternizado por sua obra e vida, em suas fotos e nos nossos corações. Fique com Deus meu irmão.
Nelson Jr.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Pelé diz que Dunga não foi bom jogador! Será?

Em um encontro comemorativo dos 50 anos da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, Pelé falou sobre o treinador Dunga e ao comparar o técnico da Seleção a Maradona, novo treinador da seleção argentina, fez a seguinte piada."Muitos bons jogadores não deram certo como treinador. Foi assim com Didi, Vavá, Pepe no Brasil. Beckenbauer na Alemanha é uma exceção. Vamos ver como Maradona se sai. Dunga? Eu disse “bons jogadores”. O Dunga não foi um deles", – disse Pelé, arrancando gargalhadas dos presentes no Estádio Rasunda, em Estocolmo. Primeiro discordo que Didi e Pepe não foram bons treinadores. Didi fez ótimo trabalho na Seleção do Peru, trabalho esse que deu frutos pelo menos por mais uma geração peruana. Já Pepe fez bons trabalhos em clubes brasileiros e recentemente, em um Campeonato Paulista, levou a modesta Portuguesa Santista às finais da competição, revelando jogadores com Souza, que depois fez sucesso no São Paulo! Quanto a Dunga, acho que foi uma piada de mal gosto. É claro que ele não tinha nem de perto o talento de Maradona, mas Dunga não foi um "brucutu" em campo. No título mundial de 1994 pela Seleção, muito dos lançamentos para Bebeto e Romário na frente saiam do pé de Dunga. Ele era sim um jogador mais de marcação, de contenção, mas era um bom jogador com a bola no pés também. Não figurava entre os mais habilidosos, mas era eficiente. Depois Pelé elogiou Dunga como técnico da Seleção para fazer uma média, mas a lambança já estava feita por Seu Edson Arantes do Nascimento. Ainda digo mais. Ainda admiro muito mais o Dunga como jogador do que como técnico. Hoje em dia falta um jogador como ele na Seleção, que faz o time vibrar mais, que leva a equipe a se dedicar mais dentro de campo. Quem dera o Brasil de hoje tivesse pelo menos um jogador como Dunga, não seria esse marasmo, essa chatice que virou acompanhar jogos da Seleção Canarinho!
Nelson Junior!

E o Santo André de Marcelinho subiu!

O Santos André conseguiu também seu acesso a Serie A do Campeonato Brasileiro. E por coisas que só o destino pode explicar, o time do veterano Marcelinho Carioca foi ajudado por mais uma vitória corintiana, dessa vez contra o Vila Nova, que era o quinto colocado. O time do ABC vence seu jogo fora de casa contra o Ceará e volta a disputar a primeira divisão do nacional após 24 anos. Quem deve estar feliz com a Série B de 2008 é a Federação Paulista de Futebol. A duas rodadas do fim da competição, dois clubes do Estado de São Paulo, ao lado do Avaí, de Santa Catarina, já garantiram a classificação para a elite do nacional e a vaga restante deve ser de outro paulista. O Barueri está muito próximo de conseguir o acesso e, mesmo se vacilar nos 2 jogos finais, o clube mais próximo na quinta colocação é o Bragantino, equipe também paulista. Ou seja, no ano que vem a São Paulo colocará 6 ou 7 clubes na primeira divisão nacional, isso dependendo da queda ou não da Portuguesa para a Série B. Mais um motivo para a Federação Paulista se vangloriar do seu campeonato regional, considerado o de melhor nível técnico entre todos os estaduais.
Nelson Junior!

São Paulo x Grêmio: Agora afunilou mesmo!

O título do Campeonato Brasileiro ficará mesmo entre São Paulo e Grêmio. Apesar de Cruzeiro, Fla e Palmeiras ainda terem chances matemáticas de conquista do Brasileirão, vão mesmo lutar para disputarem a Libertadores. Ainda tem um confronto direto na próxima rodada entre a Raposa e o Fla no Mineirão. Ou seja, pelo menos um desses dois dá adeus às pretensões de título na próxima rodada, ou quem sabe os dois em caso de empate. O Palmeiras tem ainda a possibilidade de vencer os três jogos restante, já que seus adversários não estão bem na competição. O Verdão tem dois jogos em casa(Ipatinga e Botafogo) e um fora(Vitória). Apenas tem que melhorar o emocional depois da confusão envolvendo torcida e Luxemburgo e da goleada sofrida diante do Flamengo. No caso de São Paulo e Grêmio, teoricamente o adversários são mais fáceis. O tricolor paulista pega o desesperado Vasco(fora), o talvez já tranquilo Fluminense(Morumbi) e o despretencioso Goiás(fora). Já os gaúchos enfrentam o Vitória(fora), que já não tem mais muito o que fazer no campeonato, depois um provavelmente já rebaixado Ipatinga(fora) e depois recebe um despretencioso Atlético-MG no estádio Olímpico em Porto Alegre na última rodada. Alguém se arrisca a apostar quem será o campeão e quem se classifica para a Libertadores? Eu ainda não!
Nelson Junior!

Rodada ruim para o Vasco!

O Vasco jogou na quarta-feira pelo Brasileirão, foi goleado pelo Atlético-MG no Mineirão, e ficou esperando a rodada terminar no fim-de-semana para ver o tamanho do estrago. E não adiantou ficar secando os adversários diretos que lutam para fugir do rebaixamento. Fluminense, Atlético-Pr e Náutico venceram seus jogos e complicaram a vida do Vascão. Agora o time da cruz de malta tem 3 pontos a menos que o 16o colocado e voltou a zona de rebaixamento. Restando 3 rodadas para o fim da competição, os vascaínos tem que vencer pelo menos os jogos em casa. O problema que o próximo desafio em São Januário é o líder (invicto há muitas rodadas) São Paulo. Nova derrota do Vasco praticamente decreta o descenso do clube carioca para a Série B do Nacional.
Nelson Junior!

Melhor jogo do Mengão no ano! Show de Ibson!

A vitória do Flamengo por 5 a 2 sobre o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro, foi, pra mim, a melhor partida dos rubro-negros no ano. Jogando um futebol envolvente, de toque de bola, contra-ataques rápidos, o Fla não deu chances para o Verdão respirar. Alguns gols da equipe cariocas foram lances raros de se ver hoje em dia. Aqueles gol que os jogadores entram tocando a bola até a conclusão. Temos no futebol mundial uma tendência de muita correria e marcação e cada vez menos lances de gol com bola trabalhada. Acontece muito gol a partir de bola parada, bate e rebate na área, e cada vez menos vemos lances como as tabelas de Ibson e Kleberson no jogo de ontem. Para quem gosta de futebol, independente de torcida, foi talvez o melhor jogo de ano para se assistir. Com direito 2 golaços de Ibson, um de letra e outro no ângulo, o Flamengo entra no G4, tira o Palmeiras da zona da Libertadores e ganha moral. Por outro lado, Luxemburgo tem sua vida complicada no Verdão. Bateu de frente com a Mancha Verde, que o havia agredido no aeroporto, e alguns setores dentro do próprio clube não são mais favoráveis ao treinador. Depois de uma goleada dessa, pode ficar complicado continuar no Palestra Itália. Já o técnico flamenguista Caio Jr., que estava na corda bamba, saiu aplaudido no Maracanã e parece que, aos poucos, vem ganhando a confiança da torcida. Aliás, Caio vem fazendo ótimos trabalhos em Campeonatos Brasileiros. Em 2006 classificou o Paraná Clube para a Libertadores. No ano passado, mesmo com um time pior tecnicamente que o Palmeiras de 2008, só não classificou o Verdão para a Libertadores porque perdeu o último jogo em casa para Atlético-MG. E esse ano, Caio está prestes a levar o Fla a mais uma disputa internacional. Deve-se olhar com bons olhos esse treinador que talvez seja, ao lado de Mano Menezes, o melhor técnico da nova geração.
Nelson Junior!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Crise no Fogão! Carlos Alberto processa! Triguinho some!

Foi só o caldo entornar, a desclassificação acontecer na Sul-americana e não ter mais chances de classificar para a Libertadores, que os jogadores começaram a abandonar o barco do Botafogo. O meia Carlos Alberto, que não vinha recebendo salários do Botafogo, resolveu processar o clube e pediu a recisão do contrato por falta de pagamento. Tudo bem que o atleta é um profissional e tem que ter seus vencimentos em dia, mas o Carlos Alberto saiu com uma mão na frente outra atrás do São Paulo, estava fadado a não jogar mais no ano, o Fogão o acolheu e ele se tornou ídolo da torcida, jogando grande futebol. Profissionalismo aparte, o rapaz é no mínimo um mal agradecido. E também é um oportunista. Esperou o Bota ser desclassicado da Sul-americana e não ter mais chance de classificação à Libertadores no Brasileirão para abandonar o barco. Assim, daqui a pouco, não vai ter mais mercado para você no Brasil seu Carlos Alberto. E pensar que em tão pouco tempo de carreira, esse cara já aprontou um monte e muda todo ano de clube. Aos 23 anos, já passou por Fluminense, Porto(Portugal), Corinthians, Werder Bremen(Alemanha), São Paulo e Botafogo, sempre com polêmica, sempre alternando bons e mau momentos. Na área técnica, poucos são os jogadores que tem sua facilidade de driblar e aramr jogadas no futebol atual, mas no campo disciplinar, é um desastre. Além disso, deve ser muito mal assessorado por empresários que só querem saber dos dividendos financeiros de sua imagem. Carlos Alberto é um jogador de grande potencial, mas que está vendo o tempo passar e sua carreira não deslanchar. Uma pena!
Outro que sumiu e não dá notícia foi o lateral-esquerdo Triguinho. Suspeita-se que também processará o Botafogo. Parece que os salários e os direitos de imagem e as premiações estão atrasadas, em média, há 3 meses. Ai também fica complicado para o profissional trabalhar. Está também explicado porque que o time caiu tanto de produção, sendo que no meio da competição vinha numa série invicta de mais de 10 jogos e depois parece que o fôlego acabou. 'Coitado' do técnico Ney Franco, que é um cara sério e vinha fazendo um grande trabalho. E agora presidente Bebeto de Freitas? Como resolver essa "parada"? Está feio o negócio, hein?
Nelson Junior!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Paraná vence e praticamente se livra do rebaixamento.

O Paraná Clube tem jogado melhor fora de casa do que na Vila Capanema em Curitiba. Conseguiu mais um ótimo resultado fora ao vencer o Gama por 2 a 1 em Brasília. Com esse resultado chegou aos 43 pontos e agora tem dois jogos em casa contra a Ponte Preta, que ainda luta para voltar para a Série A, e contra o já rebaixado CRB. Uma vitória nesse dois jogos e o Paraná não dependerá de ninguém mais e estará garantido na disputa da Série B de 2009. Aliás, se o Paraná tivesse feito no primeiro turno a campanha que fez no segundo, estaria disputanta a volta a primeira divisão nacional. Só na returno, com ainda 3 rodadas pela frente, o tricolor da capital já contabilizou 26 pontos. Mas, o negócio é se preparar melhor para o ano que vem e brigar pelo título da Série B em 2009.
Nelson Junior!

Avaí sobe e Vila se complica na Série B!

Já havia dito que o Avaí já tinha subido para a Séria A do Brasileirão. Hoje a vitória da equipe catarinense em Florianópolis, contra o Brasiliense, por 1 a 0, ratificou matematicamente a sua volta a 1a Divisão do Nacional após quase 30 anos fora da elite. O Avaí foi a equipe que, depois do Corinthians, melhor se apresentou na competição, um time sólido e bem comandado pelo técnico Silas e sempre esteve entre os primeiro. Parabéns para o time do Guga Kuerten, que estava no estádio, invadiu o gramado e fez a festa. Já o Vila Nova, jogando em casa, em pleno Serra Dourada, em Goiania, perdeu a chance de praticamente garantir a classificação e se complicou. Isso porque o time do artilheiro Tulio Maravilha tinha como adversário o Barueri, equipe que estava logo abaixo na classificação, com um ponto a menos, na quinta colocação. O resultado de 3 a 2 a favor do paulistas fez com que o Vila saísse do G4, perdendo a 4a colocação para o próprio Barueri, que abre 2 pontos e se aproxima da Série A. Outro que está muito próximo de subir é o Santo André que venceu seu jogo contra a ABC e abriu 6 pontos do quinto colocado faltando apenas 9 em disputa. O time de Marcelinho Carioca está prestes a fazer história e voltar a série A depois de 25 anos. Na minha opinião resta apenas uma vaga para a Série A, já que o terceiro classificado é o Santo André. Resta saber quem sobe por último. Barueri, Vila Nova, Ponte Preta e Juventude brigam pela última vaga! Nelson Junior.

Maringá está mesmo fora da elite do futebol estadual!

Nem vou falar nada. Mais uma vez foi ridículo o que fizeram com o futebol maringaense. Por falta de "grana" ou não sei de que, a Adap/Galo mandou ofício para a Federação Paranaense de Futebol avisando que não participará mesmo do Estadual de 2009. Ou seja, Maringá está fora do Paranaense e sabe-se lá quando voltará a participar da elite do futebol do Paraná! Quando nós maringaenses teremos de novo um futebol que nos orgulhe? Até quando vamos ser motivo de chacota de outras cidades? Até quando vamos ser amadores a esse ponto? Por que um cidade-polo como Maringá não consegue ter um futebol forte? Quando teremos um trabalho sério a frente do futebol maringaense? Espero que logo, porque tem muito tempo que estamos carentes de um clube futebolístico que nos dê motivo para nos orgulharmos. Para quem não ia falar nada dessa porcaria, já falei demais. Adeus Galo!
Nelson Junior!

São Paulo mais beneficiado e Flu mais prejudicado pela arbitragem!

Em uma análise muito interessante feita pelo site globoesporte.com, foi realizada uma simulação de um campeonato perfeito, ou seja, sem erros de arbitragem. O líder da competição seria o Grêmio com 62 pontos(1 a menos do que tem agora) e o São Paulo seria apenas o 3o com 58(6 a menos do que os 65 atuais). Já oFluminense estaria fora de risco de cair para a série B e teria 8 pontos a mais que os atuais 37. Quem teria sua vida muito complicada nesse momento seria o Santos. Hoje o Peixe tem 40 pontos e está quase livre de cair para a Série B. Mas no "campeonato perfeito" seria o 18o, estaria na zona de rebaixamento e com apenas 37 pontos. É claro que erros de arbitragem são coisas do futebol, mas como são considerados tanto para ajudar como prejudicar, os 6 pontos do São Paulo mostra uma certa tendência(não dissimulada) da arbitragem a favor do tricolor paulista, talvez até inconsciente, enquanto, por outro lado e da mesma forma, contra o Fluminense, até porque 8 pontos a menos significam que praticamente não houve erros a favor do tricolor carioca. Dê uma olhada na tabela sem erros de arbitragem no link abaixo. http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL853829-9827,00-NUM+BRASILEIRAO+SEM+ERROS+DE+ARBITRAGEM+GREMIO+ASSUMIRIA+A+LIDERANCA.html

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Kleber Pereira acusa árbitro e pode pegar gancho!

O atacante santista deu uma entrevista a uma rádio, logo após o Peixe perder para o Vasco em São Januario e acusou o arbitro da partida Elmo Alves Resende Cunha de ter recebi suborno e que estaria com o bolso cheio de dinheiro para ajudar os donos da casa. O STJD já requeriu a gravação em que o jogador faz a acusação e, além disso, o próprio arbitro relatou na súmula do jogo a insinuação do centroavante do Santos. Caso o STJD condene Pereira por tal afirmação, o Santos por ter seu maior artilheiro fora da reta final do Brasileirão, em um momento em que o Peixe precisa muito dos gols dele. O alvinegro praiano ainda corre risco de ser rebaixado e metade dos gols(21 d0s 42 ) santistas na competição saíram de seus pés. Ou seja, ficar sem Kleber Pereira agora seria péssimo para o Santos. Vamos ver o que decide o Superior Tribunal de Justiça Eleitoral. Não custa lembrar que esse ano Edmundo já foi suspenso por 2 jogos por declarações similares e que, no fim do ano passado, Finazzi, na época artilheiro do Corinthians, ficou de fora das duas últimas partidas do Brasileirão porque foi pego pelas câmeras fazendo gestos caracteristicos de roubo, que também insinuavam que o árbitro estivesse prejudicando sua equipe deliberadamente. E olha que nem foi acusação de suborno. E agora? Como vai agir o STJD? Será que com a mesma rigidez que agiu com Edmundo e Finazzi? Veremos nos próximos dias...
Nelson Junior!

Por mais incrível que pareça, Timão lidera o ranking da CBF

Pode parece incrível, mas o título da Série B do Brasileirão levou o Corinthians para o topo do ranking da CBF. Claro que com o fim do Brasileiro da Série A ele perderá essa posição. Entenda o caso no link abaixo.
http://www.lancenet.com.br/clubes/CORINTHIANS/noticias/08-11-10/426073.stm?corinthians-da-segundona-para-o-topo

domingo, 9 de novembro de 2008

Palmeiras perde "final" para o Grêmio!

O Palmeiras perdeu hoje para o Grêmio por 1 a 0 e se complicou rumo ao título do Campeonato Brasileiro. O Verdão necessitava da vitória para se reaproximar do São Paulo, líder do campeonato. Jogando em casa, em pleno Parque Antártica onde tinha ótimo aproveitamento, os palmeirenses não conseguiram volume de jogo suficiente para abrir o placar e viram o Grêmio fazer 1 a 0 e vencer a partida. Os gaúchos agora são os vice-líderes da competição e continuam na briga pelo título. Já o Palmeiras caiu para a quarta colocação e fica a 4 pontos do líder São Paulo. Além disso, tem que se preocupar com a vaga na Liberadores, já que o Flamengo venceu o clássico contra o Botafogo e é o quinto colocado a apenas um ponto dos palmeirenses. Aliás a vagas para a Libertadores vão ser disputadas pelos 5 primeiros colocados. Isso porque o sexto colocado, que é o Inter, está a 10 pontos do 4o colocado Palmeiras e com 12 pontos em disputa, já não há mais chance de Libertares para os outros clubes. Portando, além do Sport(campeão da Copa do Brasil, 4 clubes entre São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo, estarão na Libertadores 2009. Sejam quais forem os classificados, o Brasil estará bem representado nesta competição internacional, já que todas as cinco equipes tem pelo menos um título de Libertadores no currículo(São Paulo(3), Gremio(2), Cruzeiro (2), Palmeiras (1) e Flamengo(1)).
Nelson Junior!

Vasco e Atlético-Pr respiram! Santos ainda em perigo!

O Vasco venceu o Santos e saiu da zona de rebaixamento do Brasileirão. O gol de penalti de Edmundo garantiu 1 a 0 pros cariocas e coloca o Peixe novamente em alerta. Os santista estagnaram nos 40 pontos e estão a apenas 3 pontos do 17o colocado, o Náutico, que hoje é o melhor colocado entre aqueles que estariam rebaixados. Outro que deu um salto na tabela foi o Atlético-Pr ao vencer o Figueirense em plena Florianópolis. Hoje o Furacão é o 14o e tem bos chances de fugir do rebaixamente se vencer seu jogos na Arena da Baixada. Já o Figueira se complicou muito e é o penúltimo colocado. O lanterna Ipatinga já diria que está rebaixado. Restam 3 vagas indesejadas para a queda para a segundona e seis equipes brigam para não cair. Quatro rodadas o separam do "céu" ou do "inferno".
Nelson Junior!

Qual o segredo do São Paulo?

Ontem o São Paulo venceu a Portuguesa por 3 a 2 e conseguiu o gol da vitória aos 42 do segundo tempo. Mas qual o segredo desse time que lidera o Brasileirão? O segredo é seu técnico. Muricy Ramalho é um treinador que não deixa a peteca cair. Mesmo nos momentos mais adversos ele tira água de pedra e consegue manter a motivação do grupo em alta. Quantas vezes você vê o Tricolor conseguir os resultados positivos nos últimos minutos de jogo? O time não pára, acredita até o fim e é premiado. O São Paulo já esteve 11 pontos atrás da liderança e Muricy não deixou o time desistir. Ontem venceu mais uma vez no finzinho e, faltando 4 jogos, vê os adversários tendo que correr atrás dele. Méritos do Muricy, que desde 2005 comanda times que brigam pelo título nacional.
Nelson Junior!

Timão campeão da Série B!

Que o Corinthians seria campeão da Série B, eu ja havia dito há algum tempo. Mas o que eu errei foi contra qual adversário. Esperava que o Timão carimbasse o título contra o Juventude na próxima rodada, isso porque o segundo colocado Avaí enfrentaria o lanterna e já rebaixado CRB e, mesmo jogando fora, os cararinenses venceriam o time de Alagoas. Então, mesmo uma vitória contra o Criciúma não garantia o título para o Alvi-negro de Parque São Jorge. Mas o inesperado aconteceu. Os corintianos venceram o fraco time do Criciuma por 2 a 0 e o Avai empatou com o CRB, sendo que os alagoanos saíram na frente no placar. Fim de jogo em Criciuma e bastou esperar 40 segundos do jogo de Maceió para confirmar o título. A torcida corintiana cantou que não fez mais que a obrigação. Concordo! Mas não pode tirar o mérito da forma em que o Corinthians venceu a Série B. Liderou de ponta a ponta, nunca foi ameaçado de ficar de fora da área de classificação a Série A e ainda foi reforçando o elenco durante a competição com peças que foram muito bem encaixadas por Mano Menezes, como Morais(ex-Vasco) e Cristian(ex-Flamengo). Mano, aliás, que fez um trabalho muito bom e fecha 2008 com um saldo positivo para um time que havia acabado de passar pelo trauma do rebaixamento. Quase classificou a equipe para a semifinal do Paulista, perdendo a vaga na última rodada. Foi vice-campeão do Copa do Brasil e conseguiu o objetivo mais do clube em 2008 que era voltar a elite do futebol brasileiro. Agora as pergunta são: como será o Corinthians para 2009? Deve se reforçar muito ou já tem uma base formada? Perderá muitos jogadores? Qual a qualidade desse grupo em relação aos clubes da Série A? Aprendeu a lição? Só o tempo vai dizer...
Nelson Junior!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Decisão desfalcada!

Se o Grêmio já tinha 7 desfalques para uma das "decisões" nessa reta final de Campeonato Brasileiro, seu adversário do jogo de domingo também perdeu jogadores importantes. O Palmeiras, que recebe os gaúchos no Parque Antártica, não poderá contar com Diego Souza(suspenso pelo TJD) e nem com Roque Jr. lesionado. Principalmente a perda de Diego será muito sentida, porque vinha sendo o principal articulador de jogadas do Verdão. Vai ser um jogo e tanto. Palmeiras x Grêmio. Mesmo sem Diego Souza, acho o Verdão favorito!
O atacante santista Kléber Pereira, irritado com a marcação do pênalti que originou ó gol da vitória do Vasco da Gama sobre o Peixe no ultimo sábado, insinuou que o árbitro do jogo Elmo Alves Resende Cunha foi comprado. Na entrevista a uma rádio após o jogo disse o seguinte: "- Ele não sentiu pressão. Já veio pressionado. O bolso dele deve estar cheio". Pereira ainda ironizou, dizendo que se Elmo Alves apitasse todos os jogos do time vascaíno, o time carioca não cairia nunca para a segundona. "Tem de botar esse juiz em todos os jogos do Vasco. Assim, eles não vão para a segunda divisão nunca" afirmou. O STJD já estuda possível punição para o atacante do Santos. Recentemente Edmundo levou 2 jogos de gancho por atitude parecida. No ano passado, o Corinthians ficou sem o atacante Finazzi nos dois últimos jogos do Brasileirão por fazer o famoso gesto de roubo com as mãos, fato captado pelas câmeras e punido pelo STJD. Será que o tribunal terá a mesma atitude com o Santos agora? A acusação é ainda mais pesada... Qual a falta que faz o artilheiro do time nos jogos finais? Muita né? Vamos ver qual a atitude agora. Nelson Junior!

Kleber Pereira acusa árbitro!

O atacante santista Kléber Pereira, irritado com a marcação do pênalti que originou ó gol da vitória do Vasco da Gama sobre o Peixe no ultimo sábado, insinuou que o árbitro do jogo Elmo Alves Resende Cunha foi comprado. Na entrevista a uma rádio após o jogo disse o seguinte: "- Ele não sentiu pressão. Já veio pressionado. O bolso dele deve estar cheio". Pereira ainda ironizou, dizendo que se Elmo Alves apitasse todos os jogos do time vascaíno, o time carioca não cairia nunca para a segundona. "Tem de botar esse juiz em todos os jogos do Vasco. Assim, eles não vão para a segunda divisão nunca" afirmou. O STJD já estuda possível punição para o atacante do Santos. Recentemente Edmundo levou 2 jogos de gancho por atitude parecida. No ano passado, o Corinthians ficou sem o atacante Finazzi nos dois últimos jogos do Brasileirão por fazer o famoso gesto de roubo com as mãos, fato captado pelas câmeras e punido pelo STJD. Será que o tribunal terá a mesma atitude com o Santos agora? A acusação é ainda mais pesada... Qual a falta que faz o artilheiro do time nos jogos finais? Muita né? Vamos ver qual a atitude agora. Nelson Junior!

Inter salvou a pátria!

A vitória de ontem do Inter, em plena Buenos Aires, sobre o Boca Juniors, garantiu ontem a equipe gaúcha na semifinal da Copa Sul-Americana. Além disso, garantiu também que a placar entre Brasil x Argentina não fosse uma goleada por 3 a 0 para os "hermanos", uma vez que Botafogo e Palmeiras foram desclassificados por equipes argentinas. O Inter defendeu a honra brasileira, fez 2 a 1 na La Bombonera, e agora pega o Chivas do México, que eliminou o River Plate ontem. Se passar pelos mexicanos, o Colorado terá outro argentino pela frente, já que a outra semifinal será disputada entre Argentino Jrs e Estudiantes, os algozes do Verdão e do Bota. Torço mesmo que o Inter vença essa Sul-americana, título que nós brasileiros ainda não temos. O Inter aliás que está se especializando em torneios internacionais. Depois de vencer a Libertadores e o Mundial de 2006, foi no começo de 2008 campeão do Torneio de Dubai e pode terminar o ano com mais um título sul-americano. Sempre digo que esse time do Inter está sendo preparado para o ano que vem. Vejo o Colorado muito forte para 2009.
Nelson Junior!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Verdão e Bota fora da Sul-americana! Hoje tem Inter!

O Palmeiras priorizou o Brasileirão e levou praticamente só reservas à Argentina para enfrentar o Argentino Jrs pelo jogo de volta das quartas-de-final da Copa Sul-americana. Resultado: 2 a 0 para os "hermanos" e o Verdão está fora da competição. Acredito que num momento de reta final de Campeonato Brasileiro, numa disputa direta pelo título, agiu certo dessa vez o Palmeiras, uma vez que já havia perdido o jogo de ida no Parque Antártica por 1 a 0. Agora é só focar no Brasileiro. A decepção mesmo foi o Fogão. Esse já praticamente não tem mais o que fazer no Brasileirão e podia salvar o ano com esse torneio internacional. Havia perdido na Argentina por 2 a 0 para os Estudiantes e ontem, jogando no Engenhão, no Rio de Janeiro, logo de cara tomou uma ducha de água fria. Quando os botafoguenses viram já estava 2 a 0 para os argentinos. O Fogão ainda empatou na metade do segundo tempo, mas o papelão foi ainda pior. O zagueiro André Luis endoidou ao receber um cartão amarelo, por causa de uma confusão que não estava diretamente envolvido, pegou o cartão da mão do árbitro e não queria mais devolver. Acabou expulso! Final tragicômico de um ano para o Fogão esquecer. Praticamente sem chances de chegar a Libertadores, o Botafogo pode começar a planejar 2009. Resta agora torcer para o Internacional na Sul-americana para salvar a pátria brasileira e evitar o sucesso total argentino contra o Brasil. O Inter enfrenta o Boca Juniors na La Bombonera, em Buenos Aires, e tem uma vantagem de 2 a 0. Jogão que deverá ser emocionante, uma vez que se o Boca levar um gol terá que fazer 4 para se classificar. Assim com na Copa do Brasil, o gol fora vale como critério de desempate. Estarei torcendo para o Inter, já que o Brasil não tem nenhum título da Sul-americana e está na hora de acabar com a hegemonia argentina na competição. Caso o Inter não se classifique serã 3 argentinos entre os 4 semifinalistas. Vai Inter!!!
Nelson Junior!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Se antes faltou luz, agora sobrou água! Flu vence e afunda Figueira!

Que jogo complicado de acabar esse pelo complemento ainda da 32a rodada do Campeonato Brasileiro. Na quinta passada, a falta de luz não deixou que o jogo entre Figueirense e Fluminense continuasse. Jogo interrompido aos 15 minutos do primeiro tempo com 1 a 0 pro Flu no placar. Jogo continou hoje, mas a chuva não parou de cair em Florianópolis e, se fosse um partida normal, deveria ser novamente adiada. Estava muito difícil da bola rolar. Mas como o campeonato está afunilando e não tem mais calendário pro jogo, o árbitro não teve outra alternativa que não fosse apitar os 75 minutos restantes. E o resultado disso não poderia ser outro. Nada de gols e o placar da última quinta foi mantido. Com isso o Flu salta da 18a para a 14a posição no campeonato, sai da zona de rebaixamento e coloca o Figueira entre os 4 últimos que estariam caindo para a Série B de 2009. Quem também voltou à área de descenso foi o Atlético-Pr, que agora é o 18o e enfrenta o próprio Figueirense, em Floripa, na próxima rodada. Mais um jogo de "6 pontos" para o Figueira e para o Furacão. O bicho vai pegar na capital catarinense no sábado!

Polêmica de volta: Luxa diz que cotovela de Kleber em André Dias foi coisa de macho!


"Ele foi ameaçado o tempo todo pelo André Dias que ficava falando 'vou te quebrar'. Não chamei a atenção dele após a cotovelada, pois eu gostei da da atitude dele porque ele mostrou que é macho. Não aprovo a cotovelada, mas ele provou que é macho", declarou o treinador palmeirense Vanderlei Luxemburgo à TV Bandeirantes. Para quem não lembra do lance, ainda pelo Campeonato Paulista, no clássico Palmeiras x São Paulo, o atacante palmeirense Kléber deu uma cotovelada no zagueiro são-paulino André Dias, que abriu o supercílio do defensor, sendo necessário vários pontos na região. O que digo sobre isso é que há uma diferença muito grande entre ser macho e o que Kleber fez. Isso não é coisa de macho. É um ato de um covarde, contra um companheiro de profissão, mais condizente com a figura de uma pessoa mau-caráter. Acho que está na hora de Seu Luxa mudar os seus conceitos. Olha só como ficou André Dias após a cotovelada covadre de Kleber na foto acima. Você concorda com Luxa? Por favor, opine!

Quinteto fantástico!

Essa foto é histórica! Ela foi divulgada no site globoesporte.com e reúne o maior ataque do Santos de todos os tempos. Quem sabe o maior ataque de todos os tempos entre todos os clubes do mundo. Jogaram juntos durante 10 anos, conquistando as maiores glórias do Santos Futebol Clube até hoje. Com vocês, da esquerda para a direita, Pepe, Mengálvio, Pelé, Dorval e Coutinho. Os mais antigos ja tinham essa escalação na ponta da lingua e diziam assim: "ataque "em leque" igual Dorval, Mélgalvio, Coutinho, Pelé e Pepe nunca mais apareceu". Estão eles ai abaixo, mais de 40 anos depois. Claro que o "Rei" estão no meio!

Figueira e Flu continuam jogo hoje!

Figueirense e Fluminense voltam a campo hoje, em Florianópolis, para dar continuidade à partida que foi interrompida aos 15 minutos do primeiro tempo, quando o o Flu vencia por 1 a 0. O jogo, que será reniciado a partir do mesmo 15 minutos da etapa inicial e com mesmo placa que estava, vale muito para as duas equipes. Ambas estão na zona de rebaixamento(Figueira 17o colocado e Flu 18o) e apenas um ponto os separa. O Atlético-Pr, que está na 16a colocação, tem o mesmo número de pontos que os catarinenses e um a mais que os cariocas, ou seja, qualquer que seja o resultado de hoje, o Furacão volta a zona de rebaixamento. Resta saber que vai respirar mais aliviado após a partida. O Flu, por enquanto, está na frente!
Nelson Junior!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Paraná se complica!

O Paraná Clube poderia hoje ter, praticamente, dado adeus às posibilidades de queda para a Série C do Campeonato Brasileiro. Porém, jogando em Curitiba, pela 34a rodada da Série B, no estádio Durival de Brito, os paranistas desapontaram e perderam para o São Caetano pelo placar de 3 a 2, e se manteve com 40 pontos, apenas 4 acima da zona de rebaixamento. Pelo jeito o tricolor da Vila Capanema vai deixar o torcedor com o coração na mão até o fim da competição. Já o Azulão do ABC paulista ainda mantém as chance de voltar a Série A no ano que vem, uma vez chegou aos 50 pontos e está a apenas 5 da zona de classificação. Ainda está complicado para o São Caetano, mas vem fazendo ótima campanha no 2o turno e pode surpreender nos jogos finais. A 34a rodada da Segunda Divisão Nacional ainda tem partidas na sexta e no sábado, ou seja, resta ao Paraná torcer contra seu rivais que estão abaixo e ao São Caetano contra os que estão acima na tabela!
Nelson Junior!

Fernando Gaúcho brilha no Guarani!

O atacante Fernando Gaúcho, que no começo do ano atuou pelo Galo Maringá, marcou três gols na vitória de 5 a 1 do Guarani sobre o Confiança pela Série C do Campeonato Brasileiro. O jogador, que não passou por bons momentos atuando em Maringá, onde chegou a ser reserva no Paranaense, é um dos artilheiros da 3a divisão nacional. É uma grande volta por cima para o atleta que saiu desacreditado do Galo. O Guarani agora é terceiro colocado e disputa uma vaga para subir para a Série B. Quem lidera e já está praticamente classificado é o Atlético Goianiese. Seria ótimo para o futebol se o Bugre voltasse à elite do futebol, uma vez que é o único clube do interior campeão brasileiro. O Guarani conquistou o Nacional de 78, em cima do Palmeiras, quando revelou um jovem centroavante de nome Careca(São Paulo e Napoli) e tinha como maestro no meio-campo Zenon, ex-Corinthians e que quase no fim da carreira, na década de 80, jogou no extinto Grêmio Maringá. Em 1986, o Guarani voltou a fazer uma final de Brasileiro, contra o São Paulo, e perdeu a chance do bicampeonato quando o mesmo Careca marcou no fim da prorrogação da decisão para o Tricolor Paulista. Assim como em 78, o Guarani revelou em 86 outro grande centroavante, Evair, que depois fez muito sucesso pelo Palmeiras. Fernando Gaúcho ainda está longe de ser um desses centroavantes consagrados, mas deve terminar 2008 como um dos heróis do acesso do clube de Campinas à Série B de 2009.
Nelson Junior!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

São Paulo x Palmeiras:um desses será o campeão, segundo matemático!!

Segundo o matemático Tritão Garcia, as chances do campeão ser um clube paulista mais uma vez é muito grande. Mas apesar do São Paulo ser o líder da competição, Tristao colocou o Palmeiras com uma porcentagem maior de chances que o rival do Morumbi. Para o matemático, Verdão tem 42% de chances de ser campeão contra 35 do Tricolor Paulista, ou seja, a vitória na Vila Belmiro, em cima do Santos, pode ter sido a mais importante na reta final para o Palmeiras, o que justificaria o favoritismo palmeirense, apesar de ter 1 ponto a menos que os são-paulinos. Quanto a rebaixamento, o Ipatinga já está praticamente rebaixado. Situações de Vasco e Fluminense ainda estão complicada e as chances são de mais de 60% de queda. Confira as possibilidades das equipes para título, libertadores e queda para a Série B no link abaixo. http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/Brasileirao/Serie_A/0,,MUL846649-9827,00-RODADA+PRATICAMENTE+TRANSFORMA+BRIGA+PELO+TITULO+EM+DUELO+PAULISTA.html

Seleção convocada. Miranda é a novidade!

O técnico Dunga fez a convocação para o amistoso do Brasil com Portugal, dia 19 de novembro, em Brasília.A novidade da lista foi o zagueiro Miranda, do São Paulo, e que há muito tempo vem sendo pedida a sua inclusão na Seleção. O atacante Adriano também foi convocado hoje apesar de estar barrado no Inter de Milão por causa de balada. O parceiro de "night" dele, Ronaldinho, que subiu de produção no Milan, segue fora dos planos de Dunga. O lateral-esquerdo Marcelo, titular nas Olimpíadas, volta a ganhar uma chance .Esta será a última partida da seleção em 2008. Entre amistosos e jogos das eliminatórias, a equipe de Dunga venceu cinco vezes, perdeu duas e empatou três vezes. Na última oportunidade que se enfrentaram, quando Felipão ainda era técnico do portugueses, o Brasil saiu derrotado de um amistoso em Londres pelo placar de 2 a 0.
Confira a convocação:

Goleiros
Julio César (Internazionale)
Doni (Roma)

Laterais
Maicon (Internazionale)
Daniel Alves (Barcelona)
Kleber (Santos)
Marcelo (Real Madrid)
Zagueiros
Lúcio (Bayern de Munique)
Miranda (São Paulo)
Thiago Silva (Fluminense)
Luisão (Benfica)

Meias
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Elano (Manchester City)
Anderson (Manchester United)
Josué (Wolfsburg)
Kaká (Milan)
Diego (Werder Bremen)
Mancini (Internazionale)
Alex (Internacional)

Atacantes
Robinho (Manchester City)
Luís Fabiano (Sevilla)
Alexandre Pato (Milan)
Adriano (Internazionale)

domingo, 2 de novembro de 2008

CRB cai para a 3a divisão!

Que o CRB ia cair para a Série C do Campeonato Brasileiro, todo mundo já sabia. Mas a 6 rodadas do fim da Série B, tal fato foi concretizado matematicamente. O time de Alagoas é o lanterna com apenas 20 pontos, 17 a menos que o Marília, 16o colocado e o mais próximo fora da zona de rebaixamento. Com 15 pontos em disputa até o fim da Série B, o CRB só chegaria no máximo a 35, ou seja, pontuação insuficiente para se manter na Segunda Divisão. Em relação as outras equipes ameaçadas a disputa é intensa e deve ir até as últimas rodadas. O Gama é o penultimo com 4 pontos a menos que o Marília e vê sua vida muito complicada também. Criciuma e Fortaleza, que completam a área de risco de descenso, têm 36 pontos, a apenas 1 ponto de fugir da Série C. Acredito que até o Paraná Clube, hoje com 40 pontos e 13o colocado na competição, ainda não pode bobear. A situação do tricolor paranaense é bem melhor e pode logo se livrar desse risco, mas tem que somar pelo menos mais 6 pontos em 15 possíveis. Outro que tem que tomar muito cuidado é o América de Natal. Ano passado o time potiguar estava na Séria A e esse ano corre riscos de ir para Série C, uma vez que está a apenas 2 pontos da zona de risco. Veja o exemplo do Santa Cruz, que em 3 anos caiu da Série A para a recem-criada Série D do Brasileirão. Quando vai ladeira abaixo assim é dificil e demorada a recuperação depois!
Nelson Junior!

Série B: só restam duas vagas

O Corinthians subiu matematicamente no sábado anterior e agora digo que o Avaí também é o novo integrante da Série A do Campeonato Brasileiro. A cinco rodadas do fim da competição, ou seja, com 15 pontos em disputa, o time de Florianópolis chegou a 62 pontos, 8 a mais que o quinto colocado, o Barueri. Restam então agora 2 vagas para o acesso e Vila Nova, Santo André, Barueri, Bragantino e Juventude são os que brigam para subir. Apenas 3 pontos separam esses 5 clubes. Já a Ponte Preta, que tem 7 pontos a menos que o Santo André(4o colocado), praticamente deu adeus ao ser derrotada pelo Avaí. Quanto a título a briga fica só entre o Timão e o Avaí, mas com 11 pontos na frente do segundo colocado, pode-se dizer que os corintianos estão com uma mão e meia na taça, até porque tem ainda um confronto direto com os catarinenses e o jogo será no Pacaembu. Pode ser a decisão da Série B na penúltima rodada se o Corinthians começar a perder os jogos até lá. Mas acredito que o título seja ratificado contra o Juventude daqui duas rodadas, tanto é que será o único jogo da 35a rodada a ser realizado na quarta-feira, pois terá transmissão em rede nacional, com as TVs já acreditando ser esse o jogo do título.
Nelson Junior!

Vasco respira ao vencer clássico!

O Vasco venceu o "Clássico dos Desesperados" contra o Fluminense e, apesar de continuar na zona de rebaixamento, consegue um novo ânimo para tentar fugir das últimas colocações do Campeonato Brasileiro. O resultado de 1 a 0 fez com que embolasse ainda mais a disputa para fugir da Série B em 2009. Do Náutico, 14o colocado, até o penúltimo Fluminense, são apenas 2 pontos que os separam. E como os que estão na parte de baixo da tabela estão vencendo jogos, até o Santos ainda nao está livre do risco de queda. Com 40 pontos, o Peixe não pode ainda se descuidar. Está a apenas 5 pontos da zona de descenso e, apesar de ser um clássico, não poderia deixar de pontuar jogando em casa, como aconteceu na derrota pro Palmeiras hoje!
Nelson Junior!

Furacão deixa zona de rebaixamento!

A vitória magra do Atlético-Pr, na Arena da Baixada, contra o Sport, por 1 a 0, tirou momentaneamente o Furacão da zona de rebaixamento do Brasileirão. É momentaneamente mesmo, porque nesta quarta-feira Figueirense e Fluminense têm que continuar o jogo interrompido na quinta-feira passada, aos 15 minutos do primeiro tempo, por falta de luz. Qualquer que seja o resultado, o Atlético volta para a zona de descenso. O Figueira tem os mesmos 35 pontos do Furacão e o Flu um pontos a menos. Ambos estão hoje entre os 4 últimos que cairiam para a segundona. O Flu estava vencendo a partida por 1 a 0. Resultado que tira o tricolor carioca dessa situação. Caso o Figueira empate ou vire o jogo, também passa o Atlético. Porém, independente da volta à zona de rebaixamento na quarta-feira, o resultado foi muito importante para o Furacão que não pode perder mais pontos em casa se quiser escapar da degola e não disputar a Série B em 2009.
Nelson Junior!

Palmeiras vence Santos no fim e está na briga!

O Palmeiras conseguiu ótima vitória por 2 a 1 contra o Santos, na Vila Belmiro, com o segundo gol, de Léo Lima, feito aos 45 minutos do segundo tempo. O Verdão agora é vice-líder e está a apenas 1 ponto do líder São Paulo. A próxima partida é o tal "jogo de 6 pontos", ou seja, o Palmeiras recebe o 3o colocado Grêmio no Parque Antártica e tem todas as chances de vencer e tirar os gaúchos da disputa pelo título. O Grêmio terá 7 desfalques e o Verdão tem ótimo aproveitamento em casa. Complicou para os gaúchos!!!
Nelson Junior!

São Paulo é líder isolado!!!!

O São Paulo goleou o Inter por 3 a 0 no Morumbi e assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro. Isso porque o Grêmio não conseguiu vencer, em casa, o Figueirense e apenas empatou com a equipe de Santa Catarina em 1 a 1. A cinco jogos do fim da competição, o tricolor paulista surge como grande favorito ao título. Primeiro porque os são-paulinos têm, teoricamente, adversários mais fáceis que seus rivais na luta pela conquista do Brasileirão. E segundo porque não tem adversários diretos pela frente, ao contrario dos outros que se enfrentam. Já o Grêmio corre risco até de ficar de fora da Libertadores. Não vem jogando bem e agora já é o 3o colocado, uma vez que o Palmeiras é o vice-líder. O fato é que o São Paulo chegou lá e agora será dificil de segurar!!!
Nelson Junior!