terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Ronaldo no Timão!

Tanto no globoesporte.com como no Terra está sendo anunciado o acerto de Ronaldo com o Corinthians. Parece que está tudo apalavrado e o Fenomeno deve assinar contrato para atuar em 2009 nos próximos dias. Sem dúvida será uma grande estratégia de marketing para o Timão, mas a pergunta é: quais as reais condições de Ronaldo voltar a jogar em alto nível. Alguém arrisca? É ver pra crer.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Mengão fora da Libertadores! Verdão perde mas se garante!

O Flamengo foi até Curitiba enfrentar um desesperado Atlético-PR e o que viu foi o Furacão fazer jus ao apelido. Os paranaense passaram por cima do Mengão, se garantiram na Série A e viram os cariocas ficarem de fora da zona de classificação para a Libertadores. E olha que o rival Botafogo chegou a ajudar o Fla, uma vez que inesperadamente vencia o Palmeiras em pleno Parque Antartica. Como ambos perderam e o Verdão estava a frente na classificação, conseguiu, mesmo derrotado, a quarta vaga na Libertadores 2009. Só que apesar dessa conquista, seria importante ao Palmeiras terminar em 3o lugar, posição que ficou o Cruzeiro, já que o 4o lugar não garante vaga direta à fase de grupo da competição sul-americana. O Palmeiras, agora, terá que disputar a Pré-Libertadores num jogo de mata-mata contra um time boliviano e possivelmente na altitude. Além disso, se passar pela Pré, cairá no grupo do Sport e LDU. O primeiro ja foi carrasco do Verdão na Copa do Brasil e sempre complica no Recife, enquanto o segundo é apenas o atual campeão do competição e jogar em Quito é sempre difícil. Ou seja, perder para o Botafogo em casa, deixando assim de garantir a terceira colocação do Brasileirão, foi péssimo para o Palmeiras no que diz respeito a ter sua vida facilitada na Libertadores 2009.
Nelson Junior!

Vasco cai!

Como já era esperado, o Vasco da Gama caiu para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Apesar do ex-presidente Eurico Miranda querer "tirar o dele da reta", ele tem grande participação sim na atual situação vascaína. O ano começou errado, o Vasco fez péssimas campanhas em todas as competições que participou e o elenco era muito fraco. Não se reforçou de acordo para o Brasileiro, trocou muito de técnico e não deu outra. Terminou de forma lamentável a competição, perdendo em casa para um despretencioso Vitória. Vai disputar a Série B do ano que vem. E podem ir se acostumando. Todo ano vai ter time grande caindo. 4 times que caem para a Série B significam 20% do clubes que disputam o Brasileirão. Ipatinga e Portuguesa já tinham sucumbido na rodada anterior. O Figueirense acompanhou o Vasco na última rodada e também disputará a segundona no ano que vem. O Figueira que cai justamente no ano que o rival Avaí subiu para a Série A. E para as equipes que cairam, não pensem que vão ter moleza. A segunda divisão do Nacional está cada vez mais competitiva e forte. A campanha do Corinthians foi uma exceção esse ano e fez parecer fácil subir novamente. Só que para se ter uma idéia, dos 4 que caíram no ano passado, apenas o Timão conseguiu voltar no ano seguinte. Paraná, América-RN e Juventude vão amargar mais um ano Série B. Os dois primeiros, inclusive, penaram para se manterem na segundona. Portanto, é melhor o Vasco se previnir, porque vem muita pedreira para eles no ano que vem.
Nelson Junior!

Sampa é hexa!

O São Paulo passou por cima das declarações dos goianos, que diziam que venceriam o tricolor do Morumbi, não se deixou afetar por causa das denuncias de manipulação de resultados que fez com que o árbitro da partida fosse mudado em cima da hora, e carimbou mais um título do Campeonato Brasileiro de Futebol. Não deixou o Goiás jogar, uma marcação individual em Paulo Baier não deixou o principal jogador goiano fazer muita coisa, e com um a zero no placar (gol impedido de Borges) fez do São Paulo o maior campeão brasileiro de todos os tempos com 6 títulos. Além disso, pela primeira vez uma equipe consegue ser três anos seguidos campeão do maior torneio nacional. Acredito que mais do que nos outros anos o maior mérito desse título é do treinador Muricy Ramalho, que conseguiu levantar o moral da equipe quando os são-paulinos já estavam desanimados com a possibilidade de título, uma vez que chegou a ficar 11 pontos atrás do então líder Grêmio. Mais uma vez o tricolor paulista prova que aprendeu a jogar campeonatos de pontos corridos, tipo de competição que premia quem tem melhor planejameto, organização e plantel. Agora, restam aos outros clubes tentarem se espelhar do clube do Morumbi e correrem atrás. Parabéns ao São Paulo, maior vencedor do Brasil! Nelson Junior!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Corinthians contrata Tulio, ex-Botafogo! Veron na mira!

O Corithians acertou ontem a contratação do volante Tulio, ex-Botafogo, que assinou contrato até dezembro de 2010. Túlio sempre foi um líder e pode se identificar com a torcida pela sua marca registrada que é a raça em campo. Tecnicamente é limitado, mas não é mau jogador. Chega para brigar por posição já que o Timão tem muitos volantes no seu elenco, jogadores inclusive que deram muito certo em 2008 como Elias e Cristian, além de Fabinho que volta de contusão. É um problema bom para Mano Menezes resolver, já que poderá contar com boas peças de reposição para esse setor em 2009. A outra novidade que surgiu no Parque São Jorge foi a possibilidade de contar com o meia Veron no ano que vem. A única dificuldade é que o próprio jogador gostaria de jogar a Libertadores pelo Estudiantes e só se apresentaria em São Paulo em junho. A diretoria corintiana tenta ainda traze-lo já para o Campeonato Paulista que começa em janeiro e as negociações estão adiantadas. Esse provavelmente chegaria para ser titular. Veron não é mais aquele dos tempos de Seleção Argentina e Inter de Milão, mas ainda é muito bom jogador.A pergunta é: quem sai do time? Douglas ou Morais? Seria mais um "problema" para Mano Menezes resolver.
Nelson Junior!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Parabens por Inter... ! Mas que sufoco hein!

A festa estava armada, muito oba-oba antes da partida, mas o futebol é decidido dentro das quatro linhas. E quando o jogo final da Copa Sul-americana começou, o que se viu foi um Internacional tocando de lado, dando tapinha na bola, calcanhar, enquanto o "azarão" Estudiantes jogava com seriedade, as vezes de forma ríspida e procurando o gol o tempo todo. Não deu outra... os argentinos conseguiram surpreender o Inter em pleno Beira-Rio, venceram por 1 a 0 e levaram a partida para a prorrogação. Isso que ainda tiveram um gol de cabeça mal anulado, em que o jogador argentino não estava impedido. Bem... o jogo foi para a prorrogação. E foi só quase no final do 2o tempo do tempo extra que depois de um bate rebate na área, o artilheiro Nilmar fez o gol que deu o título ao Colorado. O que pode tirar mais uma vez de lição disso é que não dá pra comemorar antes da hora. O jogo é dentro de campo. Da mesma forma que o Inter venceu fora, foi derrotado em casa, quand0 achou que passaria por cima. Foi salto alto puro. Jogador dando toquinho de letra. Isso não existe mais no futebol. De qualquer forma, parabens para o Internacional de Porto Alegre que conquistou tudo que um clube pode almejar em seus 99 anos de história. Desde o estadual, Brasileiro, Libertadores, Sul-americana e Mundial. O Inter é mais um exemplo que organização e planejamento são imprescindíveis no futebol atual e só assim vem os resultados positivos. Após quse ser rebaixado há alguns anos no Brasileirão, o Colorado se reformulou, valorizou o sócio e tem uma das melhores estruturas do país. E digo mais... Se mantiver a mesma base para 2009, é um dos grandes favoritos a vencer tudo no ano que vem.
Nelson Junior!